Dindinha Nine!

10 jun

VOU SER MADRINHA!!!!

Ó Senhor Jesus Cristo, que tomas as crianças nos braços de Tua misericórdia e as fazes membros vivos da Tua Igreja, concede graça, eu Te suplico, ao meu afilhado para que ele cresça na tua fé, obedeça à Tua palavra e persevere em Teu amor, a fim de que, fortalecido por teu Espírito Santo, possa resistir às tentações, vencer o mal, regozijar-se na vida que agora é, e habitar contigo na vida que há de vir, pelos teus méritos, ó misericordioso Salvador que com o Pai e o Espírito Santo, vives e reinas um só Deus, pelos séculos sem fim.
Amém.


O que é um sacramento?
“A Igreja nos ensina que os sacramentos são meios de graça, ou seja, são formas através das quais o amor salvador de Deus chega até nós. Aprendemos no antigo catecismo da IEAB a definição de sacramento: “sacramento é um sinal externo visível de uma graça interna espiritual.” Isto pressupõe que um sacramento é dividido em duas partes. A primeira vem da primeira metade da definição acima. Um sinal é algo que aponta para algo que é maior que ele próprio. Por exemplo, uma placa, num poste, com a palavra escola, aponta para algo maior que a própria placa. A placa não é a escola, apenas indica que há uma escola nas proximidades. Continuemos. Externo é algo que está fora de nós ou de nosso corpo. Por exemplo, existem remédios de uso interno, como xaropes e comprimidos e há remédios de uso externo, como pomadas e colírios. Finalmente, visível é algo que podemos enxergar. Desse modo, a primeira parte da definição de sacramento é caracterizada pelo uso de gestos e elementos concretos que sentimos e enxergamos e que apontam para uma realidade maior. A Segunda parte do sacramento, às vezes, é mais difícil de ser percebida.
O Batismo
Toda sociedade ou organização tem algum rito de iniciação pelo qual aqueles que vão tornar-se membros dela são introduzidos no grupo e recebem os direitos e privilégios que lhes cabem como membros. Assim é que a Igreja cristã tem a sua iniciação para os que se tornam membros dela.

Mas esse rito cristão é muito diferente da iniciação em alguma sociedade meramente humana. É também entrada no Corpo místico de Cristo, onde a Sua redenção é conhecida e Sua graça dada. O Livro de Oração Comum, pág. 163: Ensina que por meio do Santo Batismo: “nascemos espiritualmente, passamos a pertencer à Comunidade dos Fiéis e somos feitos para sempre filhos de Deus e discípulos de Cristo.”

O Santo Batismo marca nosso ingresso na família da Igreja, uma vez que já somos parte de uma família humana. Ele é o início de nossa vida na fé. Deus através Dele nos recebe e como Ele não age sozinho, os pais, padrinhos e toda a congregação, pelo poder do Espírito santo assumem o cuidado pelo nosso crescimento espiritual.

Então, de fato, começamos a receber a Graça de Deus sobre nós. Jesus mesmo considerou importante que Ele também recebesse o Batismo pela água. A água é um sinal externo que simboliza que nossos pecados foram todos lavados por nosso Salvador. Ela também representa o toque do Espírito Santo nos abençoando com a Vida Nova, da mesma forma que ocorreu no Batismo de Jesus. O Batismo marca assim, o nascimento para a vida eterna, que começa nessa vida terrena. Com o Batismo, começamos a entender e compreender o que significa sermos amados por Deus.

O Batismo é um começo
O Batismo não fará muita diferença se não houver uma dedicação posterior, tanto da parte dos pais e dos padrinhos até à maturidade da criança, como, mais tarde, do próprio batizando. Lembremos que é muito difícil participar de uma família e receber os benefícios daí advindos, se não houver contato com os outros membros. Por isso, é importante que o batizado cresça dentro do ambiente cristão, o que inclui naturalmente o convívio na Igreja, para que possa entender o significado do plano de Salvação que Deus tem para todos nós. É praticamente impossível que uma criança se torne um verdadeiro cristão se o pai e a mãe não praticam a fé. A fé dos pais e padrinhos é, portanto, crucial com relação ao Batismo.

Por Que Batizamos Crianças?
Para nós, há vários argumentos sólidos que justificam o Batismo de crianças, entre os quais mencionaremos os seguintes:

As Crianças e o Pacto do Velho Testamento
As crianças sempre fizeram parte integrante da família de Deus, tanto no Velho quanto no Novo testamento: “Essa é a aliança que estabelecerei entre mim e vós, e a tua descendência: todo macho entre vós será circuncidado. Circuncidareis a carne do vosso prepúcio: será isto por sinal de aliança entre mim e vós” ( Gn 17.10,11). “Porque a promessa é para vós e para vossos filhos” ( At 2.39). Se a Igreja, no Velho Testamento, admitiu crianças, não podemos excluí-las, no Novo Testamento, negando-lhes o Batismo.

O próprio Jesus instituiu o batismo, segundo Mateus, juntamente com seu “mandamento missionário” no Dia da Ascensão. Desde os primeiros dias do cristianismo, o batismo foi o passaporte para entrar na comunidade cristã; é um ato de iniciação. Jesus permitiu que João Batista o batizasse e assim iniciou sua missão. O batismo é a porta de entrada na Igreja, necessário para a salvação, pelo menos em desejo, e, também, para receber validamente os outros sacramentos.
A graça batismal é uma realidade rica que produz o nascimento para a Vida Nova, pelo qual o homem se torna filho adotivo do Pai, membro de Cristo, herdeiro do Reino de Deus, templo do Espírito Santo, incorpora o batizado à Igreja e redime do pecado original e de todos os pecados pessoais.

Preparação para receber o batismo

Os pais têm obrigação de cuidar que as crianças sejam batizadas logo nas primeiras semanas de vida. Toda comunidade deve oferecer uma oportunidade aos pais de preparação para o batismo de seus filhos, levando-se em conta a necessidade e as condições dos mesmos.
A preparação deve ser entendida como um conjunto de iniciativas que
promovam pais, padrinhos e batizandos adultos, não só com doutrinação, mas também com a inserção na vida comunitária.
A Igreja diz que por ser o batismo um sacramento que incorpora o batizando à comunidade, o ideal é que tanto a preparação quanto a celebração sejam feitos na comunidade onde os pais ou batizandos adultos moram ou freqüentam habitualmente.
A comunidade, e todos aqueles envolvidos no trabalho de evangelização, tem como função tornar os encontros e os aprendizados participativos, e fraternos e atualizados, que levam os participantes a uma comunhão pessoal com Jesus. É importante usar a sensibilidade e adequar o conteúdo ao participantes. Antes de qualquer coisa, é preciso que a comunidade mostre através de gestos concretos a ação de Deus e de vivenciar em sua própria vida e na comunidade esse amor.
Crianças com até 7 anos de idade não precisam de preparação, mas crianças maiores, adolescentes e adultos devem ser inseridos na comunidade para que aprendam a importância dos sacramentos e vivenciem Deus em seu coração e em sua vida.

A importância dos padrinhos

Os padrinhos tem como papel levar o afilhado à luz, encaminhá-lo na estrada de Jesus e mostrá-lo o valor da fé, do amor e da caridade. Comumente é convidado um casal, mas é possível que seja somente um padrinho ou uma madrinha.
O padrinho que aceitar a tarefa de encaminhar religiosamente o afilhado deve ter para si sua importância neste trabalho e deve fazê-lo de livre escolha.
A Igreja pede que o padrinho escolhido tenha completado 16 anos de idade, seja católico, crismado, já tenha feito a primeira comunhão, participe da comunidade e não seja pai ou mãe do batizando.

Como é a celebração

O batismo deve acontecer em uma missa solene e festiva, é mais um filho que está nos braços de Deus. Todos devem estar cientes da importância e do momento feliz ao estar recebendo este sacramento.
Em casos de doença, a Igreja permite que o batismo seja realizado na casa ou no hospital da criança. Dá-se preferência também que o sacramento seja celebrado aos domingos, o dia do Senhor.
Quando batizados ainda criança, devem ser encaminhados para seguir a primeira comunhão e a crisma. Quando adultos, devem ser preparados e receber de uma só vez os sacramentos de iniciação (batismo, crisma e eucaristia).
Os pais têm direito a uma certidão que comprove a sacramentação do batismo.

O Testemunho de Jesus Sobre as Crianças
Jesus disse que “das criança é o reino dos céus”. Quem tem o mais, tem o menos. Como privá-las do Batismo, se a elas pertence o reino dos céus?”

Vale ressaltar que as Igrejas Católica Romana, Presbiteriana, Metodista, Luterana e Ortodoxa, também administram o sacramento do Santo Batismo às crianças. A Igreja Anglicana reconhece como válido qualquer batismo com água, administrado em nome da Santíssima Trindade, conforme ensina o Evangelho (Mateus 28:19). Não pratica o rebatismo. Em caso de dúvida, a liturgia do Batismo possui uma fórmula para o Batismo condicional. Qualquer pessoa batizada pode participar da Santa Eucaristia e receber regularmente os elementos da santa comunhão, se para isso, se julgar digna diante de Deus.

BATIZADOS
Os Padrinhos
Na Igreja primitiva, a vida cristã era muito difícil e incerta. Havia perseguições aos cristãos, as guerras eram constantes e muitas pessoas morriam prematuramente. Sendo assim, havia a possibilidade de após a morte dos pais, a criança batizada ficar aos cuidados de uma família pagã. Para evitar isto, a Igreja passou a adotar padrinhos, e estes assumiam o papel de pais espirituais. O papel do padrinho é muito importan-te. Os deveres dos padrinhos são grandes e fazem parte do próprio ritual do batismo. Por isso, exige-se que os padrinhos sejam também batizados e que, recebam instrução sobre os deveres e responsabilidades que assumiram.

Sugestões para os Padrinhos

As sugestões que aqui fazemos a vo-cê poderão ser úteis no desempenho das suas responsabilidades:
1- Adquira sempre o hábito de orar por seu afilhado.
2- Cultive a amizade do seu afilhado. Multiplique os contatos proveitosos. Lembre-se dos seus aniversários de nascimento e batismo, enviando-lhe uma carta ou lhe oferecendo um presente adequado.
3- Quando seu afilhado já tiver idade suficiente, faça com que ele seja matriculado na Escola Dominical da Igreja e que a freqüente com a devida assiduidade.
4- Encoraje-o para que ele esteja sempre presente aos ofícios religiosos da Igreja.
5- Esforce-se para que ele possua a Bíblia e o Livro de Oração Comum e que os leia.
6- Esteja sempre que possível, em sua companhia durante os Ofícios Religiosos da Igreja.

Qual o sentido do uso da água, óleo e vela na celebração do santo Batismo?
“Qualquer pessoa que tenha participado de uma celebração do Santo batismo deve ter percebido o uso de elementos visíveis que tentam traduzir o profundo simbolismo da iniciação cristã marcada por esse sacramento. A água, o óleo e a vela (círio) são os sinais externos visíveis. A água simboliza a morte para o pecado e o ressurgir para uma nova vida. O óleo simboliza a unção (escolha) do Espírito Santo que nos consagra para essa nova vida. Por fim, a vela batismal simboliza a luz do Cristo ressurrecto e vitorioso que nos ilumina nos caminhos da vida.”

Fonte: http://www.portalangels.com/sacramentos.html

Também são meus afilhados de casório:

Padrinho e Madrinha:

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: